O que é o programa de certificação CFPS
O programa de certificação CFPS (Certified Function Point Specialist) tem por objetivo reconhecer formalmente os profissionais capazes de realizar contagens de pontos de função precisas e consistentes e que também conheçam as práticas de contagem mais recentes do IFPUG.
Para ser certificado, o profissional deve ser aprovado em um exame elaborado pelo IFPUG cuja taxa de acerto mínima deve ser de 90%. Para aqueles que atingem nota entre 80% e 89% é concedido o título CFPP (Certified Function Point Practioner).
Este exame consiste em pouco mais de 150 questões de múltipla escolha baseadas no seu Manual de Práticas de Contagem. A duração da prova é de 3 horas. É um exame de difícil aprovação em função do tempo disponível e também da exigência da taxa de acerto elevada, mas infelizmente o IFPUG não divulga nenhuma informação relativa à taxa de aprovação no exame.
O prazo de validade da certificação é de três anos, após o qual o profissional deve submeter-se novamente ao exame para renovação da certificação ou participar do programa de extensão de certificação. A renovação deve ocorrer mesmo que não tenha havido mudança alguma na versão do Manual do IFPUG. Este programa de extensão, válido apenas para o CFPS, permite que se prorrogue a validade da certificação por meio da acumulação de créditos em diversas atividades como: realizar contagens de pontos de função, ministrar cursos, escrever artigos ou livros, participar como voluntário de algum dos comitês do IFPUG. Esta renovação pode ser realizada por várias vezes consecutivas, desde que não haja mudança significativa (major change) do Manual; neste caso o profissional deverá obrigatoriamente submeter-se ao exame para renovar sua certificação.
Até o início de 2008 o exame de certificação era realizado em papel, com correção manual, sendo ministrado no Brasil duas vezes por ano, ao final de cada semestre. A partir de Julho de 2008 o exame foi automatizado e pode ser aplicado por qualquer centro credenciado pela Prometric no mundo, na data agendada pelo interessado. A partir de Novembro de 2016 o IFPUG firmou parceria com o iSQI para a aplicação do exame na modalidade Flex, ou seja remotamente, podendo o candidata realizar o exame até em sua própria casa, desde que cumpra os requisitos. Há a opção do exame em inglês, em português e italiano.
Não há a exigência de formação superior, comprovação de experiência com APF ou ter assistido qualquer curso para tentar a certificação. O único pré-requisito para prestar o exame CFPS é ser filiado ao IFPUG. Porém, sem uma preparação adequada, a chance de aprovação é pequena. Mesmo para o profissional que está fazendo o exame para renovar a certificação, é necessária uma preparação com estudo e exercícios. O nosso curso Preparação para o Exame CFPS foi elaborado especificamente para apoiar o candidato ao exame do IFPUG em sua jornada de preparação para a certificação (ou recertificação).