Necessidades
Leia a entrevista
DESENVOLVIMENTO DO PLENÁRIO VIRTUAL NO TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DE GOIÁS ENTREVISTA
O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO) identificou a necessidade de modernizar suas sessões plenárias, buscando uma solução que permitisse a realização de sessões virtuais de forma eficiente e segura. A demanda incluía a necessidade de capacitar os funcionários para operar a nova plataforma e garantir a integração com os sistemas existentes.
Proposta
A proposta de desenvolvimento do Plenário Virtual partiu do TCMGO, que buscava uma solução robusta e flexível para atender às suas necessidades. A FATTO foi responsável por suprir o TCMGO com a capacidade de desenvolvimento necessária, mobilizando squads de desenvolvimento ágil. Esse modelo de fornecimento, com remuneração atrelada a metas de produtividade e qualidade, permitiu uma integração transparente com os “donos do produto”, servidores do TCMGO, criando sinergias e aproveitando o expertise de cada um.
As principais funcionalidades e características propostas foram:
- Facilidade na criação das Sessões Virtuais.
- Inicialização das Sessões Virtuais automaticamente.
- Realização de Votação de Processos Eletrônicos, em Sessões das Câmaras de forma “Virtual”.
- Envio de e-mail para gerenciamento e acompanhamento por parte da Secretaria.
- Envio de e-mail para os Conselheiros e Procuradores de Conta, alertando para o acompanhamento e prazo final da Sessão em andamento.
- Gestão online das votações em andamento.
- Finalização das Sessões Virtuais automaticamente.
- Análise do quórum mínimo de votantes, bem como contagem dos votos vencedores.
Expectativas e Desafios
O principal desafio era garantir que a plataforma fosse intuitiva e segura, permitindo a realização de sessões virtuais sem interrupções. Além disso, era necessário desenvolver um curso que capacitasse os funcionários do TCMGO a utilizar a nova ferramenta de forma eficiente. A expectativa era que a plataforma aumentasse a eficiência das sessões plenárias e facilitasse a participação remota.
Resultados
O desenvolvimento do Plenário Virtual pela FATTO foi um sucesso. As primeiras sessões virtuais foram realizadas com sucesso, marcando uma nova era para o TCMGO. O curso de capacitação foi bem recebido pelos funcionários, que agora estão aptos a operar a plataforma de forma eficiente. Entre os principais resultados, destacam-se:
- Aumento da eficiência nas sessões plenárias.
- Maior participação remota dos Conselheiros e Procuradores de Contas.
- Capacitação dos funcionários para operar a nova plataforma.
Notícias relevantes
- TCMGO realizou o Curso Operação do Plenário Virtual – Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás
- TCMGO realiza primeiras sessões virtuais em seu Plenário Virtual – Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás
Tecnologia & Metodologia
O desenvolvimento do Plenário Virtual, realizado pelo time da FATTO em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO), segue as práticas ágeis previstas na metodologia Scrum. Portanto, se baseia na entrega frequente de software funcionando e na obtenção rápida de feedbacks por parte do dono do produto e usuários do sistema.
Os trabalhos, iniciados em janeiro de 2024, resultaram na operação em produção das primeiras sessões virtuais de julgamento em setembro do mesmo ano, garantindo maior flexibilidade e agilidade na apreciação e julgamento de processos pela Corte de Contas. Ao longo desse período, foram executadas, conforme as diretrizes do Scrum, 8 (oito) sprints com 15 dias úteis cada, o que permitiu a priorização, refinamento e a validação frequentes do produto em desenvolvimento ao passo que, além das reuniões diárias, eventos de refinamento, planejamento e revisão foram realizados.
A aplicação da metodologia permitiu, então, entregar valor ao cliente e, com atividades frequentes de revisão de código, assegurar uma melhor qualidade interna do produto desenvolvido.
A plataforma Plenário Virtual foi desenvolvida utilizando tecnologias de ponta, garantindo segurança e eficiência. A integração com os sistemas existentes do TCMGO foi realizada de forma suave, permitindo uma transição sem problemas para o novo sistema.
- Backend: Spring Data REST e Groovy
- Frontend: Angular; Typescript; SCSS; CSS; HTML e PrimeNG
- Banco de dados: SQL Server e Elasticsearch
- Servidor: Linux Ubuntu
- Outros: Flyway e Docker
Planos para o Futuro
Com o sucesso da implementação inicial, a FATTO planeja continuar aprimorando a plataforma Plenário Virtual, adicionando novas funcionalidades e melhorando a experiência do usuário.