Por que anexar documentação à medição
A medição não necessariamente é feita com base em documentos do desenvolvimento. Ela pode ser feita pela análise da própria aplicação. A visão de como ela se insere no negócio pode ser depreendida de entrevistas ou de documentos externos ao desenvolvimento.
Quando é feita com base em documentos, a medição de software é o seu reflexo. Por isso, deve estar indicada na respectiva medição com o fim de garantir transparência.
Além disso, a medição pode refletir outras representações do software. Nesse sentido, navegar pelo produto, seguir os fluxos operacionais ou entrevistar um especialista no negócio, representam o produto para fins de medição. De maneira idêntica, essas referências também devem estar indicadas com o mesmo propósito.
Portanto, o produto da medição não se resume a um número. Ainda mais quando se consideram os requisitos típicos de governança corporativa onde as medições de software se inserem.
Do mesmo modo, deve-se buscar utilizar a informação já disponível. Isso, porque o processo de medição deve onerar ao mínimo a produção, principalmente quando se insere no contexto da transformação digital ou do desenvolvimento ágil.
O que é a documentação na medição
Dessa forma, o registro das referências usadas ou geradas como evidências para medição é o mínimo necessário. Isso, porque são informações para responder aos questionamentos de uma auditoria ou validação da medição.
Em primeiro lugar, o analista pode manter essas referências como comentários ou outros registros textuais na própria medição dependendo de sua natureza, complexidade e extensão.
Em segundo lugar, o analista pode indicar no registro da medição a localização das evidências utilizadas e já disponíveis em bases como, por exemplo:
- Jira;
- Redmine;
- Mantis;
- Confluence;
- Alguma solução de ALM (Application Lifecycle Management) como, por exemplo, o Microsoft Team Foundation Server, Microsoft DevOps; IBM Rational Team Concert; ou HP Application Lifecycle Management;
- O próprio repositório de Gerência de Configuração e Mudança como um GitHub ou Subversion (SVN), por exemplo.
Por fim, é possível haver necessidade de arquivarem-se evidências geradas pelo próprio processo de medição ou evidências externas à medição; no entanto, indisponíveis de maneira estruturada em bases mantidas em outros âmbitos.
Nesse sentido, o Mesur tem o objetivo de facilitar o processo de medição, dando agilidade, assertividade e maior produtividade ao trabalho do analista sem comprometer a transparência nas medições e outros objetivos de governança. Por isso, agora você também tem a opção de anexar documentos à sua medição.
A documentação para medição no MESUR
No Mesur, há três formas de registrar a representação dos requisitos usados na medição:
- Citando um link para o repositório da documentação;
- Relacionando textualmente os documentos no escopo da medição;
- Anexando os documentos à medição.
Estas três opções estão disponíveis na tela inicial da medição, na aba “DOCUMENTAÇÃO”.
A documentação para medição ao nível de um item de medição
Por fim, além da documentação geral à medição, o MESUR permite que cada item de medição indique evidências em um nível mais detalhado.