Engenharia de requisitos no contexto Ágil

MOTIVAÇÃO

Muitos acreditam que os requisitos de levantamento é feito principalmente por meio de entrevistas. Embora esta seja a técnica mais utilizada para este fim não é possível com os requisitos de qualidade lifting sem a mistura de várias técnicas.

O objetivo deste artigo é:

  • Definir a técnica de observação (ou etnografia) e variações
  • Fornecer sugestões sobre como se preparar para executar a observação
  • Comentário em casos reais em que a observação foi aplicada com sucesso
  • Fazendo uma comparação entre as vantagens e desvantagens de observação com outras técnicas de levantamento e saber como combinar de forma eficaz

 DATA E HORÁRIO

Dia: 05/09/2017 (terça-feira)
Horário: 20h às 21h (horário de Brasília)
Duração: 1 hora; sendo 50 minutos de apresentação e os 10 minutos finais para os participantes interagirem com o palestrante com perguntas ao vivo.
Pré-requisitos: Não há.
Inscrição gratuita: https://goo.gl/1gwdGk

Palestrante

Guilherme Siqueira Simões, CFPS, é um dos autores do livro Análise de Pontos de Função: Medição, Estimativas e Gerenciamento de Projetos de Software, o mais vendido sobre o assunto no Brasil (publicado em 2001 e atualmente na décima terceira edição). Sócio da FATTO Consultoria e Sistemas, onde atua como consultor e instrutor em serviços e cursos de medição, análise e estimativas de projetos de software.

Atuou no desenvolvimento de toda a linha de serviços da FATTO e treinou centenas de profissionais do Brasil em APF. Participou da equipe de tradução para o Português das versões 4.2 e 4.3 do Manual de Práticas de Contagem do IFPUG. Tem mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de sistemas (oito deles em projetos de software para automação bancária). Graduado em Ciência da Computação pela UFES, pós-graduado em gestão empresarial pelo IEL/UFES, certificado como especialista em pontos de função pelo IFPUG desde 2002, CCFL pelo COSMIC desde 2016, Gerente de Projetos (PMP) pelo PMI® e Engenheiro de Requisitos (CPRE-FL) pelo IREB®.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>